Um projeto de vida ou ?

    Somos obrigados a frequentar a escola, não tenho recordação que no início isso fosse um problema, nem no final. Ir pra escola é algo tão automático que nem me perguntei seriamente o motivo. Acabei repetindo tanto esta obrigação que quando não tinha que levantar cedo meu corpo já se despertava, pena que o contrário não era verdadeiro, sempre tinha muito sono.

    Dos corredores da escola aos bancos da universidade, as vezes essa transição é rápida demais e não duvido que as vezes a gente percorre este caminho sem parar um pouco e pensar no que podemos, devemos, e queremos fazer. O tempo vai passando, e chega o momento de fazer o trabalho de conclusão do curso, pode ser uma monografia, um artigo, um tcc... E descobrimos algumas coisas:

I - Não sabe o que fazer, o que pesquisar, o que escrever
II - A folha branca assusta
III - Nunca, ou quase nunca alguém te deu espaço para poder se posicionar de forma ampla e sistemática, e agora querem isso como uma síntese de todo o curso que tu levou anos para terminar.

    Os livros de auto-ajuda insistem que é preciso saber se reconhecer, que é preciso ter hábitos, que é preciso acordar cedo... mas eu acordo cedo desde sempre e ainda continuo a não saber o que fazer!

    Nos próximos posts vou colocar algumas coisas que ando fazendo para tentar mudar esse quadro, e até mesmo tentando fazer alguma coisa sobre a minha tese, meus métodos - quase todos fracassados - de estudo e organização.

Espero que isso possa te ajudar, e também a mim!

Comentários